Quem inventou a Batata Frita?

Batata Frita

Durante toda a nossa a vida comemos várias coisas deliciosas que já existiam desde antes de nascermos. Essas coisas estão na nossa cultura já há um bom tempo e são adoradas por praticamente todos nós. Mas muitas vezes não sabemos de onde elas surgiram e, talvez até, nem se quer nos perguntamos como elas surgiram. A gente simplesmente aceita que elas existem e fica feliz por isso. Porém, em algum momento na história alguém pensou “Poxa, a gente podia fritar as batatas em formato de um palito, deve ficar gostoso”, o fez e, de repente, todo mundo estava fazendo. Então, para responder a pergunta que ninguém nos fez, estamos aqui para trazer uma curiosidade incrível que não vai te deixar mais inteligente, mas vai ser um início de papo com os amigos, ou com desconhecidos (hahaha). Vamos descobrir como surgiu a ideia da batata frita.

Mas afinal, quem inventou a Batata Frita?

Batata Frita

Bom, vamos começar pelos nomes dados a esta maravilhosa iguaria. No Brasil, alguns lugares chamam a batata frita normal de “Batata Belga”, enquanto, em inglês, o nome dado a ela é “French Fries”, ou seja “Fritas Francesas”. Então “peraí” ela é uma criação dos belgas ou dos franceses? Afinal, pelo que parece ela possui duas origens, certo? Sim. Isso porque por muito tempo as batatas foram consideradas uma obra francesa, por isso mesmo seu nome “french fries”. Contudo, depois de algum tempo, os belgas cobraram a propriedade histórica afirmando que foram eles que a criaram.

A Versão Belga

No final do século XVII, o rio Meuse que percorre o sul do país congelou impedindo a possibilidade da realização da pesca, principal fonte de alimento do lugar. Então, para conseguir alimentar-se, os nativos cortaram batatas em formato de palitos e as fritaram como se fossem pequenas manjubas (um peixe de água doce).

Contudo, muitas pessoas afirmam que as batatas não haviam chegado àquela região antes de 1735 e que seria extremamente improvável que alguém desperdiçasse gordura daquela forma.

E já que o assunto é batata frita confira nosso vídeo comparando a Ruffles com a Lay’s

Não esqueça que experimentamos de tudo em nosso canal do YouTube. Inscreva-se!

A versão francesa

Apesar de toda a história de ter surgido na França, o primeiro registro sobre batatas fritas no país é datado de 1755. Tal registro encontra-se no livro Les Soupers de la Cour (“As Ceias da Corte”) de Menon. O livro trazia receitas de batatas fritas que saíram dos livros de alta cozinha para virar comida de rua popular na Pont Neuf, de Paris, após a Revolução de 1789.

A origem do nome “French Fries” não é datada em lugar algum. Porém, pela França ter sido considerada a “Embaixadora das Fritas” para os outros lugares do mundo, existem registros desta nomenclatura desde 1856. Porém, durante a Primeira Guerra Mundial, soldados americanos passaram pela Bélgica e, ao comer as fritas belgas, chamaram-nas de fritas francesas, por ser o francês uma das línguas oficiais do país.

Confira também: curiosidades sobre o Burger King!

Mas e aí? Tenho certeza que ficou com vontade de comer batata frita depois desse post, não é? (haha) Quem você achava que tinha inventado? Queremos saber, então comente! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *