Como surgiu a tradição dos ovos de páscoa?

Ovos de Páscoa

Apesar de toda essa situação caótica que estamos vivendo em março de 2020, devido ao COVID-19, a páscoa está chegando. E todo mundo simplesmente ama este feriado de páscoa. Isso porque, apesar de ser um feriado de cunho cristão, o mercado deu um novo significado para ele, que pode englobar pessoas de todas as religiões (inclusive aquelas que não possuem). Mas que significado é esse? O chocolate, ou, mais precisamente, os ovos de páscoa. As crianças ficam malucas para receber seus ovos do ano. Mas quando surgiu essa tradição? Quem foi o primeiro a esconder ovos coloridos de chocolate para ser achado? Então… é isso que vamos descobrir hoje. Bora lá?

De Onde Surgiu A Tradição dos Ovos de Páscoa?

Ovos de Páscoa

Para entender essa questão precisamos voltar muito no tempo. Pois é, a origem da entrega de ovos como presente é mais antiga do que o próprio cristianismo. Isso porque em várias culturas antigas pelo Leste Europeu, Mediterrâneo e pelo Oriente, já era visto o uso de ovos como presente. Isso acontecia com mais frequência quando haviam fenômenos da natureza anunciavam a chegada da primavera. E, é claro, todos esses ovos entregues de presente vinham pintados com gravuras representando plantas ou outros elementos naturais. Quando os ovos não eram pintados, eles eram cozidos em conjunto a alguma erva ou raiz impregnada de algum corante natural.

Essa tradição se seguiu por anos e anos, se manteve vivo entre as sociedades pagãs na Europa da Idade Média. Já neste período, os povos adoravam a deusa Ostera, a deusa da primavera. Ela era comumente retratada como uma mulher que observava um coelho enquanto segurava um ovo. Estes três símbolos (coelho, mulher e ovo) reforçavam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos.

Não esqueça que experimentamos de tudo em nosso canal do YouTube. Inscreva-se!

A Inserção Do Ovo Na Cultura Cristã

A entrada do ovo na cultura cristã ocorreu no Concilio de Niceia,  em 325 d.C.. A intenção dos clérigos era aumentar o número de fiéis. Então, eles passaram a realizar a adaptação de algumas antigas tradições e símbolos religiosos relacionando a outros eventos do ideário Cristão. Foi a partir daí que passaram a existir ovos com pinturas de Jesus Cristo e Maria.

Foi então que, no período medieval, pessoas da alta sociedade como nobres e reis passaram a comemorar a páscoa presenteando uns aos outros com ovos ornamentados de ouro e pedras preciosas.

Os deliciosos ovos de páscoa de chocolate só vieram ao mundo muito depois. E isso aconteceu após o encontro dos astecas e maias (primeiras populações a fazerem chocolate) com os espanhóis. E outro encontro muito importante foi quando os espanhóis levaram aos franceses a ideia do doce de cacau. Foi, então, que, finalmente, os franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História do mundo!

Confira também: Curiosidades sobre os produtos Nestlé!

Mas e você? Conhecia essa história da origem dos ovos de páscoa? Quer saber mais origens das coisas? Então comenta! 😀

One Reply to “Como surgiu a tradição dos ovos de páscoa?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *