Conheça Incríveis Curiosidades Sobre a Nokia

Nokia

E vamos falar sobre nostalgia? Bom, a empresa sobre a qual falaremos agora não foi encerrada e se mantém na ativa até hoje. Porém, seu ápice foi no início da popularização dos celulares, quando todos queriam ter o famoso celular “tijolão”. Pois é, lembra daquele celular que se caísse no chão rachava o piso? Era desta empresa aqui, a Nokia! E você provavelmente já teve um destes aparelhos celulares, mas aposto que você pouco sabe sobre a empresa que os fabricava. Por isso, resolvi trazer algumas curiosidades que abordam desde a criação da empresa, até as inovações trazidas por ela! Então vamos lá.

As Mais Incríveis Curiosidades Sobre a Nokia

Nokia

  • Para começar falemos da origem da empresa e do nome. A Nokia é uma empresa finlandesa e seu nome vem justamente de algo característico de seu país. O nome da marca foi inspirado no rio Nokianvirta. Este rio atravessa a cidade de Nokia, na zona de Pirkanmaa, uma região da Finlândia localizada na província da Finlândia Ocidental.
  • O mais interessante é o primeiro ramo que foi investido pela empresa. Pois antes de produzir seus famosos dispositivos móveis, a Nokia era uma empresa de outro nicho. Ela produzia pneus, botas de borracha, televisões, entre outras coisas.
  • O conhecido ringtone “Nokia Tune” é baseado em uma composição de violão do século 19. O nome da composição é Gran Vals e foi criada pelo espanhol Francisco Tárrega. A princípio, o ringtone não levava o nome da empresa e, nos celulares, era chamado de “Grande Valsa”. Mas em 1998, ele foi alterado para o nome pelo qual ficou popularmente conhecido.
  • A primeira chamada via GSM (Global System for Mobile Communications) comercial foi feita em 1991. Ela aconteceu em Helsinque por meio de uma rede fornecida pela Nokia, pelo primeiro-ministro da Finlândia, Harri Holkeri, usando um telefone da própria empresa.

Por falar em nostalgia, assista este vídeo em que encontramos um Playstation 1 lacrado!

  • E falando em toques do celulares Nokia, o famoso bipe utilizado para mensagens SMS nos antigos aparelhos da empresa era, na verdade, um código morse para, justamente, a sigla SMS.
  • Você provavelmente já teve um aparelho 1100 da empresa em sua casa. Isso porque no ano de 2007 ele foi simplesmente o dispositivo mais vendido de todos os tempos (na época).
  • Por muito tempo a Nokia não produziu celulares Android, mas, sim, os famosos Windows Phone. Até que a Microsoft passou a produzir seus próprio celulares e a empresa finlandesa, enfim, passou a fazer seus smartphones com o sistema Android.

Confira também: Conheça incríveis curiosidades sobre a Microsoft

Não se esqueça de inscrever-se no nosso canal do YouTube, onde experimentamos de tudo!

Mas e você? Gostava dos celulares Nokia, ou ainda gosta? Conhece mais alguma curiosidade? Então comenta! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *