Conheça a história da Garoto!

A Garoto é uma marca de chocolates brasileira que possui uma das 10 maiores fabricantes de chocolate de todo o mundo, sendo inclusive a maior da América Latina. Sua sede fica em Vila Velha, Espirito Santo, e chegou a hora de descobrirmos mais sobre sua história. Vamos lá?

A Garoto nasceu em 16 de agosto de 1929 através do olhar do imigrante alemão Heinrich Meyerfreund sob o nome Fábrica de Balas H. Meyerfreund & Cia. Ela foi iniciada em um galpão na Prainha, bairro de Vila Velha, Espírito Santo. As primeiras balas desenvolvidas eram vendidas por meninos em tabuleiros no bonde de Vila Velha, assim sendo conhecidas pela população como ‘Balas do Garoto’. Não demorou para que elas caíssem no gosto do povo e começassem a ser vendidas em casas comerciais tanto na capital quanto no interior do Espírito Santo.

5 anos depois Meyerfreund recebeu uma grande herança de seus pais e a aproveitou para comprar máquinas que pudesse produzir chocolates. Apenas dois anos depois o visionário conseguiu um financiamento que lhe permitiu montar uma fábrica moderna no bairro da Glória onde o parque industrial da Garoto fica até hoje. Agora, com uma estrutura novinha e pronta para fazer muitos chocolates, a empresa decolou, vendendo até mesmo fora dos limites de seu estado.

Em 1938 Günther Zenning entrou na sociedade como investidor, o que possibilitou ainda mais modernização na estrutura produtiva e também comercial. Porém, com a Segunda Guerra Mundial, houveram complicações já que Heinrich tinha origens alemãs e acabou detido no presídio de Maruípe, o que fez a fábrica ser gerida por interventores federais. Quando finalmente a guerra terminou, a Garoto voltou com força total.

Então, em 1962 Zennig faleceu em um grave acidente aéreo, neste ano Meyerfreund transformou a fábrica em uma sociedade anônima de capital fechado que começou a ser chamada de Chocolates Garoto S/A. Neste período os filhos de Heinrich já trabalhavam com ele e quando faleceu em 1973, foi Helmut quem ocupou a presidência da companhia e iniciou nas décadas que se seguiam um novo processo de modernização e adotou novas políticas comerciais que levaram a Garoto para todo o Brasil.

Em 1989 foi criado um Centro de Distribuição muito moderno em São Paulo, assim possibilitando atender os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, neste mesmo ano foi feita a Fábrica 2 para produzir pastilhas. Em 1997 foi feito o armazém vertical mais moderno do país que ficava junto à Fabrica 2. Ao completar 70 anos de marca, Klaus Günter Zenning se tornou presidente e lá ficou por menos de 60 dias, sendo substituído por Ricardo Mayerfeund e, depois, por Paulo Meyerfreund da terceira geração.

Infelizmente, em 2002 a empresa começou as negociações de venda para a multinacional suíça Nestlé S.A que só concluiu a venda em 2016 devido ao fato da marca ter quase um monopólio nacional, colocando em risco a livre concorrência. Os produtos da Garoto são vendidos em diversos países da América do Sul e também nos Estados Unidos.

Muito legal, não é mesmo? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *