Conheça a história da Nestlé

Quem não adora um delicioso chocolate Nestlé? Ou um brigadeiro feito com o maravilhoso Leite Moça? É pensando nisso que hoje vamos desvendara a história desta lendária companhia. Vamos lá?

Tudo começou em 1866 na Suíça quando os americanos Charles e George Page decidiram fundar a Anglo-Swiss Condensed Milk Company que fabricava o leite condensado Milkmaid que hoje é nosso querido Leite Moça. No ano seguinte Henri Nestlé criou a Farinha Láctea que servia como base na alimentação das crianças já que era feita à base de cereais e leite. Esta farinha nasceu na cidade de Vevey, Suíça, e a partir deste invento, a Nestlé acabou se tornando uma empresa de nutrição e alimentação mundial! Ela atua hoje em 12 segmentos: leite, café, culinário, achocolatado em pó, cereais, biscoitos, nutrição, chocolates, refrigerados, sorvetes, food services e pet care.

Este foi um grande feito para o fundador Henri Nestlé que era um farmacêutico extremamente preocupado com a desnutrição infântil que assolava diversos países neste período. Para a criação da farinha láctea ele passou muito tempo pesquisando sobre a união de diferentes alimentos que resultasse em algo saboroso e que tivesse grande valor nutritivo, foi quando ele descobriu que leite, açúcar e farinha de trigo unidos resultariam em um ótimo produto.

No ano de 1905 a Anglo-Swiss Condensed Milk Co. percebeu o potêncial da Nestlé (e vice-versa) assim fazendo com que se unissem, originando a Nestlé and Algo-Swiss Condensed Milk Company. Por muitas décadas a nutrição humana era o objetivo da companhia até que na década de 70 foi decidido ampliar o leque de possibilidades, assim investindo no setor farmacêutico com a Alcon, cosmético com a L’Oreál e outras marcas, alimentos para animais de estimação como a Friskies Alpo e Raston Purina.

Infelizmente, houve um período negro na história da Nestlé que recentemente admitiu sua participação durante o regime nazista da Segunda Guerra Mundial. Durante este período a companhia utilizava a mão-de-obra forçada fornecida pelo país em sua subsidiária alemã. Após admitir a participação, a Nestlé depositou US$14,5 milhões em um fundo para vítimas de trabalho escravo.

Leia também: Nestlé Les Recettes de L’atelier e Neugebauer 1891 Tropical

Brasil

A Nestlé no Brasil surgiu em 1876 em um anúcio no jornal A Província que era veiculado em São Paulo. O anúncio informava sobre a importação de comercialização da Farinha Láctea Nestle. Já em 1921 a produção se iniciou na cidade de Araras (SP) sendo o leite condensado Moça o primeiro produto da empresa. Em função do seu sucesso, outros produtos também foram lançados e hoje são vendidos em todo o nosso território, sendo eles mais de 1000 itens. Porém, o grande vencedor no número de vendas permanece o Leite Moça.

Gostou? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *