Conheça a história da Lacta!

Todos nós amamos a Lacta, ainda mais quando ela surge com delícias como Lacta Oreo Specials, porém você conhece a história desta marca tão presente em nossas vidas?

Tudo começou em 1912 na Vila Maria em São Paulo através das mãos do cônsul suíço Achilles Isella que veio da Argentina para o Brasil em 1891. Aqui ele criou a Societé Anonyme des Chocolats Suisses de S. Paulo e seu objetivo era fabricar a delícia aqui em nossas terras. Deste grupo também faziam parte um professor, um comerciante, um engenheiro e um arquiteto, eram eles Isella, Rapp, Hottinger, Ritter, Kesserling, Reinmann e Streiff.

Para iniciar o empreendimento, o grupo importou máquinas diretamente da Alemanha e Suíça, além disso adquiriram um grande galpão na Rua José Antônio Coelho. Ali perto montaram sua primeira loja para comercializar o chocolate em meialua chamado de Chocoleite. Na época, a loja era chamada de A Suíça, mesmo vendendo chocolates fabricados em território nacional.

Em função da chegada da Primeira Guerra Mundial, houve uma grande queda na importação de chocolates e isso fez com que os valores elevados do doce mostrassem aos empresários a oportunidade de fabrica-lo por aqui mesmo. Neste momento os sócios Zanotta e Lorenzi decidiram adquirir a fábrica do grupo, a registrando com o nome de Lacta de Poulain no ano de 1917. Infelizmente, em 1925 um imenso incendio destruiu toda a fabrica e isso fez com que a empresa sumisse do mercado por um ano inteiro. Após isso, em 1929 com a queda da bolsa de Nova York que atingiu diretamente os produtores de café, não demorou para que todo o mercado tambem fosse atingido e isso forçou a Zanotta, Lorenzi & Cia a entrar em concordata em 1930, saindo apenas em 1933. Felizmente, conseguiram manter-se aberto graças a seus dois grandes focos: Guaraná Espumante e Chocolate Lacta.

Anos depois a Segunda Guerra Mundial já ameaçava e junto a isso, o Guaraná Espumante encontrou um duro rival chamado Guaraná Champagne Antárctica que foi lançado em 1921 e logo começou a tomar seu mercado. Todo este cenário fez com que a sociedade limitada declarasse falência em 1937. Na sequência o jornalista e empresário Assis Chateaubriand decidiu adquirir a Lacta e leva-la a diante. Além dele, também passaram pela Lacta Ademar de Barros e seu filho Ademar de Barros Filho. Porém, após brigas familiares, a empresa foi vendida para a Kraft Foods, sendo que hoje é sua divisão chamada Mondelez quem cuida da marca.

Muito legal, não é mesmo? Comente!

One Reply to “Conheça a história da Lacta!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *