Conheça a história da Neugebauer

Você sabia que a Neugebauer é a fábrica de chocolates mais antiga do Brasil? Tendo isso em mente, tenho certeza que você também acredita que ela merece um pouco de nossa atenção, não é mesmo? É hora de conhecer sua história!

Pois bem, fundada pelos irmãos Franz, Ernest e Max Neugebauer, imigrantes alemães, juntamente com o sócio Fritz Gerhardt em setembro de 1891, a Neugebauer nasceu em Porto Alegre após ser percebido o interesse municipal na implantação de novas indústrias. Franz Neugebauer era um técnico confeiteiro alemão e a já em 1887, logo quando chegou a cidade, já começou a conversar com as autoridades para viabilizar seu projeto. Franz também conseguiu um local, um prédio que até então funcionava como escola, e após pediu que seu irmão Ernest se especializasse também no ramo e viesse com Max para o Brasil para juntos iniciar um grande projeto.

Foi assim que Franz e Max Neugebauer juntamente com seu amigo Fritz Gerhardt vieram para nossas terras e fundaram a Neugebauer Irmãos & Gerhardt em 17 de setembro de 1891 e mesmo com os obstáculos do início da produção, não demorou para que tudo se ampliasse. Já em 1896 a fábrica adquiriu mais um prédio e se expandiu. Infelizmente, neste ano Fritz Gerhardt saiu da empresa, fazendo com que a razão social mudasse para Neugebauer & Irmãos. No início do século XX foi necessário expandir mais uma vez e já em 1903 foi adquirido um terreno para aumentar a produção, originando o que foi por muito tempo o maior prédio do bairro Navegantes, em Porto Alegre.

Leia também: Nestlé Les Recettes de L’atelier e Neugebauer 1891 Tropical

10 anos depois a Neugebauer já possuía 10 seções e dois motores a vapor que acionavam 30 maquinas e 10 caldeiras para confeitos. Issoalém da parte de cartonagem e funilaria, sendo que a última possuía um motor elétrico que acionava 10 máquinas. Por lá eles fabricavam até mesmo as caixas de madeira para o transporte e acondicionamento. Nesta época eram produzidos 2000 tipos de drágeas, caramelos, bombons finos, biscoitos, chocolates e pastilhas.

A Neugebauer ganhou diversos prêmios, medalhas de ouro e prata nas grandes exposições que participou tanto no Rio Grande do Sul quanto no Rio de Janeiro, Estados Unidos e até mesmo Milão! Os irmãos Neugebauer obtiveram o controle da empresa até 1982 quando a mesma foi vendida para o Grupo Fenícia, após em 1998 a Parmalat a comprou até vende-la em 2002 para a Florestal Alimentos. Durante o período de sua gestão, a Florestal exportou produtos Neugebauer para diversos países como África do Sul, México, Colômbia, Costa Rica, Omã, Jamaica, Gana, Panamá, República Dominicana, Equador, Israel, Ilhas Fiji e Nova Zelândia. Então, em 05 de janeiro de 2010 o Grupo Vonpar – maior engarrafador de Coca-Cola do Rio Grande do Sul e Santa Catarina – fez a compra da empresa, a possuindo até hoje.

Sensacional, não é mesmo? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *